Sou tomista convicto. O aspecto da Filosofia pelo qual mais me interesso é a Filosofia da História. Em função deste encontro o ponto de junção entre os dois gêneros de atividade em que me venho dividindo ao longo de minha vida: o estudo e a ação. O ensaio em que condenso o essencial de meu pensamento explica o sentido de minha atuação ideológica. Trata-se do livro Revolução e Contra-Revolução.

20 de setembro de 2013

Teoria extravagante: combatem-se os grandes erros deixando-os cair no esquecimento!?

Corre mundo em nossos dias uma teoria extravagante. Toda a ideologia, quando contrariada frontalmente, com isto mesmo se desenvolve. Assim quando queremos combater uma idéia, devemos antes de tudo não a atacar de frente. A contradição age sobre as idéias como o vento sobre a brasa. Não é com vento, mas com cinza, que as brasas se apagam. Não se extinguem os grandes erros atacando-os, mas deixando-os cair no esquecimento.

Em abono desta tese, invoca-se um exemplo: o que conseguiram contra a Igreja nascente as primeiras perseguições? Excitaram apenas as convicções dos fiéis.

Não se pode negar que, em algumas circunstâncias muito especiais, o esquecimento é o melhor modo de combater certas doutrinas. Nem por isto se há de adotar, como regra comum de prudência, o princípio de que o melhor meio de extinguir incêndios consiste em os deixar lavrar à vontade, fazendo completa abstração deles.

A esta reflexão, outra se acrescenta. Os autores de maior peso da Igreja costumam afirmar que as perseguições constituíram uma provação terrível que, humanamente falando, teria dado cabo do Catolicismo. Se este não soçobrou, seu triunfo não se deve a razões humanas, mas a motivos sobrenaturais. Visto assim o problema, segue-se que, humanamente falando, a tática dos Neros e dos Calígulas não foi má: foi excelente, e tão excelente que só por milagre não atingiu seu fim.

E é lógico. Porque, do contrário, se a Igreja é uma árvore que só cresce e frondeia a golpes de machado, os grandes benfeitores do Catolicismo seriam os Neros, os Calígulas, os Stalins ou os Hitlers.

Ninguém levaria a insânia a ponto de subscrever esta tese.

Fonte: 7 dias em revista, Legionário, 17.11.1946

Nenhum comentário: