Sou tomista convicto. O aspecto da Filosofia pelo qual mais me interesso é a Filosofia da História. Em função deste encontro o ponto de junção entre os dois gêneros de atividade em que me venho dividindo ao longo de minha vida: o estudo e a ação. O ensaio em que condenso o essencial de meu pensamento explica o sentido de minha atuação ideológica. Trata-se do livro Revolução e Contra-Revolução.

1 de abril de 2014

Dia virá em que se falará em cinismo soviético

A URSS levanta o facho da discórdia. No Ocidente, o que faz? Deglute pacificamente a Europa centro-oriental. Só isto? Não. Clama contra o monopólio da bomba atômica. Haverá maior cinismo do que este? Hoje, fala-se em cortesia francesa, pontualidade britânica, cavalheirismo espanhol, etc., etc. Dia virá em que se falará também em cinismo soviético. Cinismo pasmoso, na verdade, que só teve um "símile" no mundo: o cinismo nazista.

7 dias em revista, Legionário, 25.11.1945

Nenhum comentário: