Sou tomista convicto. O aspecto da Filosofia pelo qual mais me interesso é a Filosofia da História. Em função deste encontro o ponto de junção entre os dois gêneros de atividade em que me venho dividindo ao longo de minha vida: o estudo e a ação. O ensaio em que condenso o essencial de meu pensamento explica o sentido de minha atuação ideológica. Trata-se do livro Revolução e Contra-Revolução.

20 de janeiro de 2015

É de alta importância impedir, pela ação ideológica, que o comunismo persuada

1. Para que uma corrente ideológica, seja ela qual for, chegue a impor-se a um país de [205]* milhões de habitantes, tem de ser numerosa, ainda que minoritária. Pois com quatro gatos pingados ardendo de febre ideológica, não se consegue dominar [205] milhões de homens.

2. Essa corrente minoritária precisa ser convicta e coesa, senão se dispersará ou se dividirá, antes mesmo de alcançar o poder.

3. Alcançado o poder essa corrente não se manterá nele senão obtiver o apoio mais ou menos definido de uma parcela ainda bem maior (se bem que sempre minoritária da população).

4. Em conseqüência, a força material não é tudo. Ela tem seu papel por vezes imenso, sempre indispensável, jamais suficiente só por si — para as grandes revoluções sociais ou políticas. Além da força material — insisto — é indispensável a persuasão. Esta é que reúne os homens para manusearem as armas, esta é que os mantém dedicados e coesos. Esta é que os torna estáveis no leme. Negar tudo isto é negar a própria evidência dos fatos.

Agora, permitam-me que entre com outra seqüência de teses:

1. Se o comunismo não vence sem recrutar e unir, e não recruta nem une sem persuadir, quem se empenha em impedir que persuada, muito faz para tornar impossível que ele vença.

2. Persuadir é obra eminentemente ideológica. Pois é fazer aceitar suas próprias idéias por outrem.

3. Isto não se consegue sem uma ação ideológica. Logo, o terreno ideológico em que a TFP se situa é de alta importância na luta anticomunista.

Fonte: "Cumprimentos à senhora e seu bom esposo", Folha de S. Paulo, 17.05.1970

* valor atualizado para o início de 2015

Nenhum comentário: